O Ministério da Saúde (MISAU) realiza desde esta segunda-feira até sexta, 4 de Agosto, uma Campanha de Vacinação contra o Sarampo, Rubéola e Reforço da Suplementação com Vitamina A e Desparasitação com Albendazol
A campanha é resposta a mais de dois mil (2000) casos positivos da doença notificados no país em Janeiro de 2020 até o primeiro semestre de 2023.
Para esta Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Rubéola, estão a ser vacinadas todas as crianças com idades compreendidas entre os 9 á 59 meses, mesmo que tenham sido anteriormente vacinadas.
Para a campanha, foram mobilizados cerca de 38.856 actores, que incluem vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes, motoristas entre outros.
Foram mobilizados cerca de 5 milhões de dólares americanos, valor que inclui fundos do Governo de Moçambique e dos Parceiros de Cooperação.
O Ministério da Saúde conta com o apoio da World Health Organization Mozambique, UNICEF Mozambique, USAID Mozambique e Gavi, the Vaccine Alliance.
Importa recordar que o sarampo trata-se de uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus e que pode levar a complicações graves podendo chegar até à morte, especialmente nas crianças mais pequenas. (Edvige Chissumba)