A juíza-presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Gracinda Muiambo, empossou nesta quarta-feira, 07 de Fevereiro, Razaque Manhique a novo Presidente do Conselho Municipal. Na ocasião, o autarca vincou que tudo fará para resolver todos os problemas que apoquentam a capital moçambicana. Manique foi categórico ao prometer melhorias na gestão municipal no próximo quinquénio de governação na Cidade de Maputo, visto que a do seu antecessor Enéas Comiche foi tida como sendo um autêntico desastre.
Ironicamente, Razaque Manhique trouxe novamente as promessas não cumpridas pelos seus antecessores pois segundo referiu no sector da mobilidade e transporte na cidade pretende tornar realidade a dignidade humana e conforto no transporte; organizar o sistema de rotas por tipo de transporte; redefinir e requalificar os terminais rodoviários; eliminar o encurtamento de rotas; melhorar as vias alternativas de acesso à cidade.
“Não deve ser necessário correr para comprar viaturas para dirigentes e quadros enquanto a população sofre todos os dias nas paragens” ressaltou.
Quanto ao saneamento do meio, drenagens e resíduos sólidos prometeu mitigar os impactos inundações cíclicas nos distritos municipais mais críticos. Pretende igualmente transformar Maputo num cidade modelo na recolha, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, bem como utilizar conhecimento científico para a recolha do lixo que se espalha pouco por todos cantos desta urbe.
No que diz respeito as infraestruturas municipais, disse que vai implementar plano de tratamento da erosão nos bairros Polana Caniço, Costa do Sol e Ferroviários, assim como introduzir a manutenção de rotina da rede viária e reforçar as sinalizações vertical e horizontal.
No ordenamento territorial, ambiente e urbanismo vai elaborar um plano de desenvolvimento de novas centralidades; emitir novos DUAT e acelerar a regularização de títulos de DUAT para os nativos da Ka Tembe; “É duro quando, por um decisão em julgado, se tem de demolir casas de famílias”.
Na juventude, formação e emprego: construir e operacionalizar um centro municipal de formação técnico profissional.
No desporto, cultura, turismo e recreação: promover a actividade desportiva em todos os bairros da cidade; promover feiras municipais sinérgicas entre a cultura e recreação; resgatar valores identitários através das artes e culturas
“Para a materialização do nosso sonho e do nosso compromisso contamos com a participação activa de todos os munícipes”, disse.