Trata-se de 30 famílias vítimas de inundações que estão em risco de viver na rua no bairro das Mahotas, Cidade de Maputo. Há mais de dois anos que se encontram acolhidas no recinto de uma igreja, onde estão a ser pressionados a abandonar pois a sua permanência no local já tornou-se insustentável para a congregação.
As pessoas que se encontram no interior da igreja estão a ser tiradas de lá e não sabemos para onde vão. É a incerteza e o desespero de quem há mais de dois anos abandonou sua casa por conta da água da chuva.
Vivem neste local 30 famílias, ou seja, pelo menos 150 pessoas. A igreja tornou-se habitação das famílias, grande parte oriundas de zonas localizadas nas proximidades e que as suas casas ainda estão alagadas.
Depois de chuvas que caíram, umas atrás das outras, as suas casas famílias não voltaram a secar, nem mesmo em dias de sol intenso. Nas condições em que se encontram, as crianças aproveitam o tempo para aprender a ler e escrever e por um lado ajudam a fazer trabalhos de casa.