Moçambique está avançando com planos ambiciosos para estabelecer uma rede de transporte ferroviário elétrico, ligando o sul ao norte do país, visando massificar o transporte de pessoas e mercadorias. A fase inicial deste projecto inovador está programada para ocorrer na linha Ressano Garcia, conectando Moçambique à vizinha África do Sul. Actualmente, os esforços estão concentrados na resolução de questões legais e na busca de financiamento para viabilizar a iniciativa.
O Governo está empenhado em desenvolver um sistema de transporte ferroviário elétrico que conectará Rovuma a Maputo e vice-versa. De acordo com autoridades governamentais, a ambição é concretizar essa conexão nos próximos cinco anos, aproveitando a abundante oferta de energia elétrica no país, produzida de forma sustentável e verde.
A escolha da linha de Ressano Garcia para a fase piloto tem como objectivo demonstrar a viabilidade do transporte elétrico entre Moçambique e a África do Sul, onde já existe essa modalidade. Com aproximadamente 88 quilômetros de extensão, estima-se que o custo desta fase seja inferior a 100 milhões de dólares.
Moçambique possui diversas fontes de energia limpa e sustentável, e o Governo está determinado a utilizar esses recursos para impulsionar o transporte em massa e individual. No entanto, antes que o projecto se torne realidade, é necessário aprimorar o quadro legal para se adequar a essa nova realidade.
Paulo Da Graça, presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia, afirmou que um regulamento está em fase de elaboração para permitir a introdução da mobilidade elétrica em Moçambique, incluindo a instalação de pontos de carregamento em todo o país.
Recentemente, autoridades do governo, incluindo o ministro dos Transportes e Comunicações, juntamente com representantes diplomáticos, participaram de uma reflexão na Cidade de Maputo sobre a adoção de energias limpas para o transporte em Moçambique. Este encontro destaca o compromisso do país em promover práticas sustentáveis no setor de transporte.