O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou hoje, 23 de Agosto, que a campanha eleitoral sirva para a exaltação da moçambicanidade, celebração da diversidade e reforço da unidade nacional no contexto do multipartidarismo e pluralismo de ideias.
A exortação do estadista moçambicano surge do início hoje, sábado (24), em todo o país e na diáspora, da campanha eleitoral no âmbito das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais agendas para 9 de Outubro próximo.
“São 30 anos em que os moçambicanos vêm provando, ao mundo, a sua determinação inabalável de construir uma nação próspera, pacífica e reconciliada e o seu compromisso com a democracia multipartidária”, destacou Filipe Nyusi.
Para Nyusi, esta é a primeira vez que, em três décadas, em que os moçambicanos vão às eleições sem um partido armado, fruto da paz e reconciliação construídas “como irmãos da mesma pátria”.
Mais adiante, o Presidente da República aconselhou aos candidatos, membros e simpatizantes de cada partido, coligação de partidos ou grupo de cidadãos eleitores, legalmente registados, para divulgarem livremente, durante a campanha eleitoral, os seus projectos de governação junto do eleitorado em território nacional e na diáspora.