A golfista moçambicana Geninha Teles sagrou-se vencedora da Primeira Edição do Torneio Amcham Golf Day 2024, realizado no sábado passado, 24 de Agosto, em Xinavane, distrito da Manhiça na Província de Maputo. Na disputa teve o primeiro prêmio com os parceiros de jogo, Inácio Machel (referência no golf nacional), Celestino Maússe e Luís Rendal, que são referências na prática da modalidade. Já o segundo prêmio foi individual, na categoria de Melhor Golfista do Ano. Geninha Teles tornou-se assim a primeira mulher moçambicana a receber o título de melhor jogadora do ano e um troféu simbólico.
“Estes prêmios são um reconhecimento significativo do meu talento, dedicação e esforço no golfe. Além disso, é uma grande motivação para continuar a alcançar novos objetivos na minha jornada como golfista que é tornar-me uma referência no golfe e apoiar as mulheres que tem o sonho de praticar esta modalidade. Foi um torneio memorável com o objetivo de socializar e estabelecer relações de Networking entre empresas moçambicanas e americanas.” Afirmou Geninha Teles.
O jogo foi disputado no formato American Scramble/4 ball alliance – 9 Holes, uma variante popular de torneio de golfe que promove um jogo mais leve e divertido e tem como principais aspectos: escolha da melhor atacada, menos pressão e jogo rápido!
Segundo Geninha Teles, o golfe em Moçambique está em crescimento, mas enfrenta desafios como falta de infraestrutura adequadas, a necessidade de mais campos e a escassez de programas de desenvolvimento para jovens talentos. Além disso o custo do equipamento e das taxas de manutenção é um obstáculo para a popularização do golf no país.
A golfista defende maior participação de jovens e mulheres nesta modalidade considerada de elite.
“Gostaria de referir que o Presidential Golf Day e Amcham Golf Day são torneios que criam oportunidades para as mulheres e incentivam a participação das mulheres no golfe. Precisamos de mais mulheres a jogar golfe, há uma falta de investimento em desenvolvimento e promoção do golfe feminino, o que limita a visibilidade e as oportunidades para jogadoras.”
Geninha Teles, começou a jogar golf aos 23 anos, sob instrução do antigo Capitão do Club de Golf da Polana, Manuel Languene.
Em Fevereiro de 2024, participou do the Torneio Presidential Golf Day em Xinavane organizado pela Associação Nacional do Golf, num campeonato com 24 golfistas, tendo sido a única participante feminina e na ocasião tornou-se pela primeira vez Campeã do Presidential Golf Day 2024, ao lado do parceiro de jogo Miguel Aiveca, uma referência na prática do golfe em Moçambique.
Para além do Clube de Golf da Polana e do Tongaat Sports Club, Xinavane, em Moçambique, Geninha teve o privilégio de explorar alguns campos fora do país nomeadamente, Royal Swazi Spa e Nkonyeni Lodge Golf and States, em Eswathini, Kambaku Golf Club Komatipoort – Mbombela Golf Club, na África do Sul e Mangais Golf Course em Angola.