O Presidente moçambicano, Felipe Nyusi, conferiu posse esta Sexta-feira, 20 de Setembro, em Maputo ao reitor e vice-reitores da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), Jorge Ferrão, José Cassiano e Gustavo Sobrinho Djedje, recentemente reconduzidos pela Comissão Eleitoral daquela instituição de Ensino Superior, onde destacou o papel das instituições superiores e instou a que as mesmas estivessem a altura de responder as várias questões que inquietam o país.
“Para o caso do reitor e do vice, (Jorge Ferrão e José Castiano), trata-se de uma recondução aos cargos que vinham exercendo na instituição, um acto que simboliza a continuidade, ao mesmo tempo o início de uma nova etapa de gestão da UP-Maputo.
“Um ensino superior relevante para as nossas necessidades, que promovam inclusão, equidade, igualdade, ética, cultura de trabalho, paz e amor a pátria entre outros valores”, disse.
Nyusi desafiou aos empossados a potenciar a formação na área de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, por serem sub-representadas no cumprimento das demais áreas leccionadas no ensino superior em Moçambique.
“Através da formação de professores e gestores de educação, sobre a UP-Maputo recai a responsabilidade de contribuir para que o sistema nacional de ensino, desde ensino básico, superior promovam maior número de professores qualificados cientificamente e pedagogicamente “, referiu
Outro desafio colocado aos dirigentes da UP-Maputo tem que ver com a necessidade de tornar o ensino de ciência apaixonante e atractivo para os alunos.
“Neste preciso momento, o país assume a área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTM) como prioridade na formação do capital humano”, referiu.
Apelou a direcção da UP-Maputo a aumentar actividades de investigação e inovação, tornando um exemplo para que os professores tornem uma referência para transformação, inovação educativa nas escolas de ensino básico e secundário.
Disse ainda que a acção dos recém-empossados deve estar estreitamente alinhada com a legislação em vigor na administração pública com os instrumentos jurídicos internos da universidade, bem como concorrer para o cumprimento satisfatório dos compromissos do governo na área de ensino superior.