De 11 a 14 de novembro de 2024, o Distrito de Manica foi palco da IV Reunião Nacional de Balanço de Género do Quinquénio 2020-2024, organizada pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), através da Direcção de Assuntos Transversais. Sob direcção de José Luís Sousa Manjate, Director Nacional de Assuntos Transversais, o evento reuniu 31 participantes, incluindo 19 mulheres, em torno de discussões sobre os avanços e desafios em matéria de género no sector da educação.
A cerimónia de abertura contou com a presença de Albino Francisco Chaparica, Director Provincial da Educação de Manica, e de Judite da Conceição Vilanculos, Directora Distrital interina de Educação de Manica. Representantes de várias instituições, incluindo o Departamento de Género do MINEDH, Direcções Nacionais e Provinciais, e parceiros estratégicos, como o Programa Mundial de Alimentação, RIGHT TO PLAY e a Associação Linha Fala Criança, também participaram do encontro.
No seu discurso, José Luís Sousa Manjate destacou os esforços do MINEDH na promoção da igualdade de género, enfatizando as acções para melhorar o acesso, a retenção e a conclusão dos níveis de ensino, especialmente para as raparigas. “A educação é um pilar para o desenvolvimento do capital humano e social, e a componente de género desempenha um papel fundamental nesse processo”, afirmou.
Entre os principais objectivos da reunião, Manjate enumerou: avaliar as actividades desenvolvidas nos últimos 12 meses; partilhar boas práticas para a redução dos casos de violência contra crianças (VCC) e violência baseada no género (VBG); definir instrumentos e estratégias para a prevenção e o combate a esses casos.
Judite da Conceição Vilanculos, representando os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Manica, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu ao MINEDH por escolher o distrito para sediar um evento de tamanha relevância. Já Albino Francisco Caparica, Director Provincial de Educação de Manica, elogiou a escolha da província como anfitriã e encorajou os participantes a se envolverem activamente nas discussões.
O encontro proporcionou um espaço de reflexão sobre os avanços alcançados no quinquénio 2020-2024, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de estratégias para uma educação mais inclusiva e equitativa. Entre os temas debatidos, destacou-se a necessidade de maior envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem, além de acções concretas para combater a violência e desigualdades de género.
A reunião reafirmou o compromisso do MINEDH e dos seus parceiros em transformar o sector da educação num espaço seguro e igualitário para todos os estudantes, com um foco especial na protecção das raparigas e na promoção de oportunidades iguais para todos.