O encontro proposto recentemente pelo Presidente da República, para dialogar com os quatro candidatos presidenciais poderá acontecer em uma semana, avançou, ontem, Filipe Nyusi.
Falando em Harare, Zimbabué, no balanço da Cimeira Extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse que os convites já estavam a ser encaminhados.
“Não sei como encontraram a minha agenda, mas o encontro deverá ter lugar em uma semana. E o convite, se for hoje, já tem data, de certeza. É algo que se pode tornar público” avançou.
O encontro que se pretende visa colocar fim a actual tensa política pós-eleitoral no em Moçambique.
“Esta intenção é para normalizar a situação, porque agora as pessoas manifestam-se e morrem crianças. É muito triste. Polícia que estão a ser violentados, as suas casas. Pessoas queimam carros… E então, é para podermos encontrar o equilíbrio. Acho que o meu gabinete deve estar hoje a enviar os convites” disse.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou a abertura para dialogar com os candidatos presidenciais, Lutero Simango, Venâncio Mondlane, Ossufo Momade e Daniel Chapo durante a primeira e única comunicação à Nação sobre as manifestações pós-eleitorais que hoje completam o seu primeiro mês, sem cessar.
Esta vontade foi apresentada aos líderes da SADC que apelam o encontro de soluções pacíficas e respeito pelas instituições de justiça no em Moçambique.