O Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, anunciou, hoje 18 de Junho, que o Governo está a trabalhar com parceiros num plano ambicioso para viabilizar a construção da primeira fábrica de produção de autocarros no país. De acordo com o ministro, o projecto que ainda não tem data prevista para a sua implementação, visa melhorar a disponibilidade de transportes no país e reduzir os custos de aquisição e manutenção destes meios circulantes.
“O que estamos a fazer é continuar a trabalhar com os parceiros para podermos ter uma fábrica e montar autocarros no país e possamos reduzir os custos de aquisição. É um trabalho que vamos continuar a fazer dentro das nossas possibilidades e a abertura que os investidores têm para investir no nosso país” disse, no bairro Matola Gare, província de Maputo, durante o lançamento da fase-piloto do Projecto Intermodal de Transporte na Área Metropolitana do Grande Maputo.
No seu entender esta iniciativa tem como objectivo reduzir a crise de transportes na zona metropolitana do Grande Maputo, através de uma combinação coordenada entre autocarros e automotoras para uma solução mais eficiente.
“Trata-se de criar um sistema único e coordenado e orientado para o cidadão, com horários integrados, bilhete bonificado e infra-estruturas acessíveis” frisou.
No entanto, enquanto o projeto não sai do papel, o ministro avançou que o Governo providenciou por meio de um concurso público a aquisição de autocarros, e a sua disponibilização está programada para ser feita em todos municípios do país.

“Lançámos um concurso para aquisição de meios para todos os municípios do país e, gradualmente, o nosso objectivo é abranger todos os distritos rurais. Esses meios, em princípio, a nossa expectativa é que estejam disponíveis até o final do ano. Portanto, é o compromisso que temos no âmbito do concurso” referiu o governante.