Durante uma audiência em Maputo no contexto das comemorações dos 50 anos da independência nacional, o Presidente Daniel Chapo recebeu a Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, portadora de uma mensagem do seu homólogo angolano, João Lourenço.
No encontro, foi reafirmada a forte amizade e a cooperação bilateral entre Moçambique e Angola, destacando-se a história comum de luta contra o colonialismo, reconstrução e reconciliação nacional. Chapo e Cerqueira enfatizaram o compromisso mútuo com a paz, desenvolvimento e integração regional, especialmente no âmbito da SADC e da CPLP.
A dirigente angolana reforçou a importância da paz como base para a justiça social e a prosperidade, sublinhando que os dois países devem manter uma presença ativa nas agendas regionais e internacionais. Foi também anunciado que Moçambique estará representado ao mais alto nível nas comemorações dos 50 anos da independência de Angola.
A mensagem geral do discurso foi clara: fortalecer os laços históricos e estratégicos entre Moçambique e Angola, com base na solidariedade, paz e progresso conjunto.