O Executivo decidiu reforçar a proibição da circulação nocturna de viaturas de transporte de passageiros e mercadorias, com vista a reduzir o número de acidentes graves que têm ocorrido em várias estradas do país. A medida restringe as viagens interprovinciais entre as 21h e as 5h da manhã..
Após a 32.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, afirmou que a medida “procura salvaguardar vidas humanas e diminuir a sinistralidade, que nos últimos dias provocou várias vítimas”.
Impissa explicou ainda que “serão criados pontos obrigatórios de descanso para motoristas que percorram distâncias superiores a 300 quilómetros”, sublinhando que a fadiga dos condutores é uma das principais causas de acidentes rodoviários.
O porta-voz acrescentou que “será introduzido um dispositivo legal que imponha o uso de limitadores de velocidade em veículos de transporte de passageiros e de carga”.
Outra medida anunciada refere-se ao reforço das inspecções técnicas, com maior atenção para autocarros e camiões, de modo a assegurar que apenas viaturas em condições circulam nas estradas nacionais.