A Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta exigiu, ontem 07 de Outubro, esclarecimento às autoridades moçambicanas sobre o rapto do cidadão português Francisco José Casquinha Cén, ocorrido na manhã desta terça-feira, na cidade de Maputo.
De acordo com uma nota emitida pela embaixada e endereçada às missões diplomáticas e organizações internacionais acreditadas em Moçambique, o sequestro ocorreu ontem por volta das 06 horas, à entrada do escritório da NBC representações, uma empresa de venda de acessórios e peças de viaturas, situado na rua Zedequias Manganhela, na capital moçambicana.
Francisco Cén é esposo de Ana Paula Pires dos Santos Pinto Cén, diplomata da Embaixada da Ordem de Malta, que exerce as funções de Secretária e Encarregada de Negócios da missão.
“A embaixada manifesta profunda preocupação com o incidente e solicita atenção urgente por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), reiterando os protestos da sua mais alta consideração”, refere em nota.
Recorde-se que este é o sétimo sequestro a acontecer na capital do País este ano. Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou ter activado mecanismos operacionais para resgatar o empresário português sequestrado na baixa da cidade de Maputo.
Segundo o porta-voz do Comando da PRM na capital, Daniel Macuácua, as forças policiais “já dispõem de pistas concretas” sobre os presumíveis raptores e estão a trabalhar no terreno com o objectivo de garantir o regresso seguro do empresário ao convívio familiar.







