O Gabinete de Gestão de Activos (GGA), uma entidade subordinada à Procuradoria-Geral da República, apreendeu até Junho deste ano, 24 imóveis, incluindo hotéis, residências, armazéns e 248 viaturas.
A informação foi avançada esta Terça-feira 11 de Novembro, pelo porta-voz do Governo, Salim Valá, após mais uma sessão do Conselho de Ministros que apreciou o relatório de actividades realizadas no âmbito da gestão de activos no primeiro semestre de 2025.
“Em termos de ganhos em arrendamento dos bens já apreendidos, foram colectados perto de 54 milhões de meticais”, disse Valá.
Recorde-se que na mesma sessão, o Governo aprovou a concessão da construção e operação do Porto Seco de Dondo, na província de Sofala, centro do País, em regime de Parceria Público-Privada (PPP), para reduzir o congestionamento e estimular o desenvolvimento na região.
“Foi aprovada a resolução que determina que esta infra-estrutura vai ser materializada através de uma PPP, prevendo que seja construído e operacionalizado pela estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM)”, descreveu o porta-voz.
Segundo o responsável, o Porto Seco de Dondo estará integrado no porto da Beira, sendo que o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, está autorizado a constituir uma equipa técnica para negociar, em ajuste directo, com os CFM os termos da concessão, para a concepção, construção, operação, gestão, manutenção e devolução do terminal logístico de Dondo.







