O chefe da Brigada Central da Frelimo, Filipe Paunde diz que a governadora de Manica, Francisca Tomás “não tem filhos” que estão envolvidos na mineração de ouro em pleno período em que vigora o decreto que suspende toda a actividade mineira naquela província.
Segundo Filipe Paunde, por sinal membro sénior da Frelimo que está em Nampula para cumprir uma agenda partidária, o que neste cenário é uma tentativa de se criar uma confusão, envolvendo o nome da governadora de Manica neste problema.
“A governadora não tem filhos. Quem tem filhos é uma cidadã chamada Francisca. Nós fazemos muita confusão. O governador não tem filhos. Governador é uma função, e ter filhos é uma questão social. Não misturemos as coisas. Quando alguém é ministro, os filhos não são do ministro, são dele. Agora, ministro é função. Os filhos do governador podem trabalhar, podem ser empresários, isto não está proibido. Agora, o que está proibido é contrariar as normas”, sustentou Paunde.
No entanto, sendo esta uma cidadã que seus filhos estão de forma flagrante a contrariar o Decreto Presidencial que proibi a exploração mineira naquela província, qual devia ser o papel da Governadora?
“Eticamente isto é correcto? Eu posso dizer que não é correcto, mas ninguém é proibido de realizar uma actividade por ser filho de um cidadão que tem funções de chefia sei lá onde. Agora, está bem? Não está, mas tenho informação de que há uma equipa que foi lá ontem, justamente para perceber melhor”, avançou.







