Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta Quinta-feira, 20 de Novembro, quando eram 14h05 (19h05, horário de Maputo), o pavilhão central “Blue Zone”, onde decorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém, no Brasil.
A imprensa local avança que o Governo e a assessoria do evento informaram que o incêndio já foi controlado e não deixou feridos, apesar de os participantes terem sido obrigados a sair das zonas de perigo às pressas.
O fogo causou correria na área de acesso restrito, dedicada às negociações oficiais entre os países, e as pessoas foram retiradas pela equipe de segurança.
As informações ainda são pouco consistentes com algumas a apontar que incêndio teria iniciado perto do Pavilhão da Itália e outras no Pavilhão da China. Mas o facto é que o fogo queimou parte de uma lona plástica que faz a cobertura do local. Suspeita-se de uma explosão de um telefone colocado a carregar erradamente, um curto-circuito e/ou cabos de alta-tensão.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, em conferência de imprensa, que apesar da ocorrência, o evento não será adiado.
“De forma alguma [vamos cancelar o final do evento]. Foi um sucesso até aqui”, disse. “Tivemos muita vitória até aqui”, afirmou.
Para já não se sabe se o programa agendado para hoje, 21 de Novembro, vai continuar.







