O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na última terça-feira (25), a visita de Pascale Thivierge, Chefe de Cooperação do Alto-Comissariado do Canadá em Moçambique. A diplomata destacou-se pela admiração demonstrada ao conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, salientando a sua evolução, consistência e capacidade técnica.
Thivierge afirmou que, apesar de estar há pouco tempo no país, a visita permitiu-lhe perceber a robustez da equipa do INS e a qualidade dos equipamentos e métodos de investigação utilizados. Sublinhou ainda que o instituto cobre de forma abrangente todo o processo de produção de evidências científicas que apoiam o Ministério da Saúde na definição de políticas públicas.
A representante canadiana reforçou que a cooperação entre o seu governo e o INS tem sido fortalecida devido à credibilidade da instituição, reconhecida pela execução de projectos que ampliam tanto a capacidade de pesquisa como a formação de quadros nacionais na área da saúde.
A agenda da visita dividiu-se em dois momentos: um périplo pelos diferentes sectores do INS, com particular enfoque nos laboratórios de saúde pública, seguido de uma reunião de trabalho com a Direcção. Durante o encontro, o Director-Geral, Eduardo Samo Gudo, agradeceu o apoio contínuo do Canadá, especialmente na realização de estudos e acções voltadas para o reforço institucional.
Samo Gudo apresentou também algumas iniciativas em curso, incluindo o futuro Centro de Genómica, a implementação da Escola de Saúde Pública — vocacionada para países africanos de língua portuguesa — e o lançamento da Biblioteca Virtual de Saúde, previsto para o próximo ano.







