O ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, afirmou que o Governo está determinado a agir firmemente contra qualquer funcionário público envolvido em práticas corruptas.
Durante o lançamento da semana comemorativa do Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção, o ministro destacou que todos os trabalhadores do Estado apanhados em actos ilícitos enfrentarão punições exemplares.
“Estamos convictos de que, se identificarmos pessoas ou processos envolvidos, não teremos mãos a medir para agir de forma exemplar”, declarou Impissa.
Segundo o ministro, se a sociedade fosse baseada na integridade, não seria necessário criar leis nem instituições específicas para combater crimes como a corrupção, pois não haveria a necessidade de controlo constante.
“Se a sociedade fosse justa, nada disto seria preciso. O combate à corrupção é muito mais profundo”, acrescentou, sublinhando que todos devem lembrar-se de que, antes de servidores públicos, são cidadãos que também dependem de serviços estatais.
Moçambique conta, desde 19 de Novembro, com uma linha verde telefónica para denúncias de corrupção e irregularidades na contratação pública. As autoridades afirmam que o canal é “inclusivo e protector”, permitindo transformar cada cidadão num “participante activo na defesa do bem público”.







