A Ministra das Finanças, Carla Loveira recebeu , no dia 1 de Dezembro, o Presidente do Afreximbank, George Elombi, numa audiência centrada na mobilização de novos financiamentos para projectos prioritários do país. O encontro visou ainda ampliar o apoio da instituição aos sectores público e privado, acelerar iniciativas ligadas ao comércio intra e extra-africano e consolidar parcerias estratégicas, com destaque para a mecanização agrícola.
Moçambique integra o Afreximbank desde 1993, como Accionista Fundador de Classe A, com uma subscrição inicial de USD 1 milhão. Em 30 de Setembro de 2019, o país reforçou oficialmente o seu estatuto ao tornar-se Estado Participante, garantindo acesso ampliado a linhas de crédito destinadas a impulsionar projectos de investimento e desenvolvimento económico tanto no sector público quanto no privado.
Durante a audiência, a Ministra sublinhou o papel crucial do Afreximbank na promoção do comércio intra e extra-africano, destacando-o como um dos principais motores da Zona de Comércio Livre Continental Africana.
O Governo apresentou à instituição um pedido de financiamento para um vasto programa de mecanização agrícola, que prevê a aquisição de 3.952 máquinas e equipamentos — incluindo tractores, arados, grades, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes e maquinaria pesada. O plano contempla ainda a construção de um Centro de Serviços e Montagem e três Centros Regionais destinados à manutenção e formação de agricultores.
O encontro reafirmou o compromisso mútuo de reforçar a cooperação financeira e garantir apoio acrescido aos projectos que promovem produtividade, competitividade e crescimento económico no país.







