Está em curso, na província de Maputo, uma campanha de levantamento de terras consideradas ociosas, que poderão reverter a favor do Estado para posterior atribuição a agentes económicos interessados em investir nesta parcela do país.
Segundo a directora provincial do Ambiente e Desenvolvimento Territorial de Maputo, Mariamo José, até ao momento já foram mapeadas 104 parcelas, correspondentes a uma área total de 4.517 hectares, localizadas nos distritos de Namaacha, Manhiça, Matutuíne e em parte do distrito da Moamba.
A responsável explicou que existem várias terras na província que não estão a ser devidamente aproveitadas pelos seus titulares, havendo casos em que um mesmo proprietário detém múltiplas parcelas ou extensões significativas de terra sem qualquer uso produtivo.
De acordo com Mariamo José, a iniciativa visa promover uma gestão mais racional e eficiente da terra, criando condições para que áreas improdutivas possam ser utilizadas para dinamizar a economia local, gerar emprego e impulsionar o desenvolvimento sustentável da província de Maputo.






