O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, realizou, na tarde desta quarta-feira (7), uma visita de inspecção ao desvio sobre o rio Ampuesse, na Estrada Regional n.º 698, principal eixo de ligação entre os distritos de Monapo e Mogincual, que ficou interrompido na última segunda-feira (5) devido às chuvas intensas que se fazem sentir na província.
A interrupção da via comprometeu a circulação de pessoas e bens entre os dois distritos, agravando os constrangimentos de mobilidade numa região fortemente dependente desta ligação rodoviária. O desvio agora danificado funcionava como alternativa provisória, construída em 2025, após a destruição da ponte principal na sequência da passagem da tempestade tropical severa Jude.
Segundo as autoridades, a reposição anterior da transitabilidade no local só foi possível graças à intervenção célere do Conselho Executivo Provincial, com o apoio de parceiros locais. Contudo, o novo corte volta a colocar em risco a normalidade das trocas comerciais e do transporte entre Monapo e Mogincual.
Durante a visita, o Governador apelou à celeridade na execução das obras, tendo o empreiteiro responsável garantido que a circulação será restabelecida até 17 de janeiro do corrente ano.
Recorde-se que, ainda em 2025, o Governador de Nampula, acompanhado pelos chefes das bancadas parlamentares da FRELIMO, PODEMOS e RENAMO, havia visitado o mesmo local para avaliar os trabalhos de reposição da via alternativa, acção que permitiu a retoma do comércio e a normal circulação de pessoas e bens entre Monapo e Namige, no distrito de Mogincual.







