O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, procedeu à exoneração e nomeação de novos chefes de missões diplomáticas de Moçambique no exterior, no quadro do reforço da diplomacia económica do país. As decisões constam de um comunicado de imprensa divulgado esta quinta-feira pela Presidência da República .
Ao abrigo das competências conferidas pela alínea c) do artigo 161 da Constituição da República, o Chefe do Estado exonerou Ana Nemba Uaiene do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Moçambique junto da República Federal Democrática da Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana. Foi igualmente exonerado Florêncio Joel Alberto Sele das funções de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique junto do Reino da Suécia, acumulando a representação na Islândia, Noruega, Dinamarca e Finlândia.
No mesmo acto, e por meio de despachos presidenciais separados, Daniel Chapo nomeou Laurinda Fernando Saide Banze para o cargo de Alto-Comissária da República de Moçambique junto da República do Malawi. Para a missão diplomática na Etiópia e representação permanente junto da União Africana foi nomeado Nuno Tomás.
O Presidente da República nomeou ainda Armando Pedro Muiuané Júnior como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário junto da República da Índia, António Rodrigues José para chefiar a missão diplomática na República da Indonésia e Francisco Neto Novela para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique junto do Reino da Suécia .
De acordo com o comunicado, a reorganização das missões diplomáticas e consulares visa materializar a diplomacia económica, com enfoque na promoção da imagem do país nos mercados externos, no aumento das exportações e na captação de investimento directo estrangeiro. A estratégia inclui igualmente o fortalecimento do comércio bilateral e multilateral, no quadro da política externa económica e comercial de Moçambique.







