O Ministro da Saúde, Ussene Isse, lidera, desde terça-feira, uma missão oficial aos Estados Unidos da América com o objectivo de mobilizar apoios financeiros, técnicos e institucionais para a construção de um Hospital Regional em Gorongosa e a criação de um centro de investigação de plantas medicinais, em parceria com a Universidade de Pittsburgh.
A iniciativa enquadra-se no reforço das parcerias internacionais no sector da saúde, em coordenação com o Projecto de Restauração da Gorongosa (GRP), visando a captação de recursos junto de fundações e parceiros estratégicos para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde.
O hospital está projectado para funcionar como hospital-escola, integrando assistência especializada, formação de profissionais de saúde e investigação científica, incluindo uma unidade de atendimento a vítimas de trauma, dada a sua localização ao longo da Estrada Nacional n.º 1 (EN1).
Durante a missão, estão previstos encontros com parceiros internacionais e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde e o GRP, com vista ao reforço da cooperação nas áreas de formação, investigação e sustentabilidade das futuras infra-estruturas sanitárias.
A delegação moçambicana integra, entre outros, o Secretário de Estado da Terra e do Ambiente, Gustavo Dgedge, e o Administrador do Distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue.








