A Embaixada da Noruega em Maputo anunciou que vai disponibilizar dois milhões de dólares para apoiar as vítimas das cheias em Moçambique. Entretanto, os fundos serão canalizadas para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Sociedade Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Conselho Norueguês para os Refugiados.
Dados revelados pelo Instituto Nacional DE Gestão e Riscos de Desastres, as cheias atingiram, nos últimos 15 dias, mais de 141 mil famílias.
Para minimizar o sofrimento das famílias que perderam na sequência da fúria da mãe natureza, o governo norueguês, através da sua Embaixada em Maputo, decidiu doar dois milhões de dólares.
Para justificar a doação de fundos para apoiar as vítimas das cheias, o ministro de Desenvolvimento da Noruega, Åsmund Aukrust, referiu que Moçambique é dos países mais afectados pelas mudanças climáticas, sublinhado a importância de apoiar onde for possível.
Com os dois milhões disponibilizados pelo governo norueguês, Moçambique tem cerca de sete milhões de dólares para assistir as vítimas das cheias, visto que pelo Fundo Central de Resposta à Emergências da ONU (CERF) já havia doado cinco milhões de dólares.







