O Banco Mundial desembolsou mais 20 milhões de dólares para minimizar o drama humanitário das vítimas das cheias e inundações. O Ministério das Finanças revelou que o montante foi disponibilizado no âmbito do Programa Regional de Preparação para Emergências e Acesso à Recuperação Inclusiva (REPAIR).
Segundo o Ministério das Finanças, a doação do Banco Mundial vai reforçar a capacidade financeira do Estado com vista a assegurar intervenções imediatas e, sobretudo, minimizar os impactos econômicos provocados pela época chuvosa.
“O financiamento ora disponibilizado, através da Janela de Reserva do REPAIR, reforça a capacidade financeira do Estado para assegurar intervenções imediatas e de carácter prioritário, incluindo a assistência humanitária multissectorial, a protecção da saúde pública, o restabelecimento de serviços essenciais e a mitigação dos impactos económicos e sociais associados ao choque climático”, refere o Ministério das Finanças.
O pelouro liderado por Carla Louveira revelou que na sequência do agravamento do risco humanitário, o Executivo liderado por Daniel Chapo activou o Alerta Vermelho em todo o território nacional, mobilizando mecanismos extraordinários de resposta do Estado.
O Ministério das Finanças assegurou, por outro lado, que o Governo “continuará a aprofundar a cooperação com o Banco Mundial, e demais parceiros de desenvolvimento, com vista ao reforço dos instrumentos de financiamento do risco de desastres, à melhoria da resiliência fiscal e ao fortalecimento da capacidade nacional de resposta a choques climáticos”.








