O Secretariado de Estado na província do Niassa manifestou profunda preocupação com o crescente envolvimento de crianças em redes de tráfico de drogas, durante a Reunião Nacional dos Gabinetes Central e Provinciais de Combate às Drogas, realizada esta terça-feira na cidade de Lichinga.
Na ocasião, o Secretário de Estado, Silva Livone, afirmou que menores não devem, em circunstância alguma, ser submetidos a práticas criminosas que coloquem em risco o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
O dirigente considerou o uso de crianças em actividades ilícitas uma grave violação dos direitos da criança e um factor que compromete o futuro das novas gerações, apelando ao reforço da vigilância e à responsabilização dos envolvidos.
Silva Livone defendeu ainda uma acção coordenada entre o Estado, as famílias, as comunidades e as instituições de justiça para prevenir e combater o aliciamento de menores para o tráfico de drogas.
Segundo sublinhou, o combate a este fenómeno deve ser acompanhado por acções educativas e programas sociais que promovam valores e criem oportunidades para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.







