A Ministra das Finanças, Carla Loveira, recebeu, recentemente, Jennifer Carroll, Directora do Gabinete de Assuntos Internacional do Departamento do Tesouro dos EUA e Abigail Dressel, encarregada de negócios. O encontro teve como objectivo apresentar o ponto de situação sobre o quadro macro fiscal.
No encontro, a Ministra das Finanças, reconheceu o contributo dos EUA e dos parceiros de cooperação, nomeadamente Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, para o desenvolvimento do país, através de vários projectos nas áreas de Governação Económica.
A titular do pelouro das finanças, falou das reformas levadas a cabo pelo Governo, com destaque a retirada de Moçambique na lista cinzenta, a implementação do fundo de garantia mutuária, fundo soberano, banco de desenvolvimento, a aprovação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública de Médio-Prazo 2025-2029, que define um quadro prudente para a gestão da dívida pública, visando satisfazer as necessidades de financiamento do Estado, com destaque para o código de benefícios fiscais para os pequenos contribuintes com vista a maior inclusão no sector fiscal.
Na componente da economia digital, Carla Loveira, informou que com a introdução da tributação do e-commerce visa assegurar que as transações digitais contribuam equitativamente para as receitas do Estado, evitando perdas fiscais associadas à ausência de presença física e à crescente desmaterialização das operações económicas.
A Ministra, informou igualmente do levantamento da força major pela Total Energy para a retoma das operações de exploração do Gás Natural Liquefeito (GNL) Coral Norte.







