O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Daniel Chapo, efectuou, ontem, 19 de Fevereiro de 2026, mexidas na estrutura das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), promovendo oficiais superiores à categoria de generais e introduzindo alterações nos cargos de chefia.
Segundo informação oficial, as mudanças visam valorizar a competência, a dedicação e o mérito profissional dos oficiais, bem como reforçar a liderança estratégica das FADM no cumprimento da sua missão de garantir a defesa da soberania, a integridade territorial e a ordem constitucional da República de Moçambique.
No âmbito das decisões anunciadas, o Chefe de Estado promoveu Bernardo Estêvão Nchokomala ao posto de Contra-Almirante e nomeou-o Comandante da Marinha de Guerra de Moçambique, em substituição do Contra-Almirante Eugénio Dias da Silva Muataca, que foi exonerado do cargo.
Ainda no mesmo pacote de promoções, foram elevados ao posto de Brigadeiro os Coronéis Álvaro José Omar, Jacinto José Machava e Ernesto Arginal Conforme.
Por sua vez, ascenderam ao posto de Comodoro os Capitães-de-Mar-e-Guerra Carlos Miguel de Castanheira e Cossa e Óscar Agostinho Lucas.
As decisões enquadram-se no processo de reorganização e fortalecimento institucional das Forças Armadas, numa altura em que o país enfrenta desafios crescentes no domínio da defesa e segurança.







