O ministro do Interior, Paulo Chachine, dirigiu hoje, 17 de Setembro, na Cidade Maputo, uma parada que tinha como objectivo chamar atenção aos agentes da Polícia de Trânsito (PT), sobre a sua forma de actuação nas estradas nacionais, principalmente nas vias que nos últimos tempos foram palco de acidentes fatais. Na ocasião, Chachine lançou parte da culpa pelos acidentes aos agentes da Polícia de Trânsito, tendo apelado à maior responsabilidade e compromisso da Polícia, para a prevenção de acidentes de viação.
“É grande a preocupação em relação aos acidentes de viação. Em muito pouco tempo, há muita gente que morreu”, reclamou o Ministro do Interior, nesta quarta-feira, em Maputo.
Chachine reconheceu que os acidentes têm diferentes causas, mas apontou para a condução irresponsável e a apatia da Polícia para fazer cumprir as regras.
“Não deve haver momento de negociação na rua. A Polícia está para fazer cumprir a lei”, reiterou o ministro, acrescentando que não se pode atribuir tarefas da Polícia de Trânsito, a Polícia de Protecção.
“Não, ele [o agente da Polícia de Protecção] está aí para fazer a tarefa dele, por isso que tem uma arma diferente da minha. A tarefa principal dele é proteger o trânsito”, sublinhou. De rerefir que o dirigente prometeu nos dias que seguem anunciar medidas sancionatorias aos agentes que continuarem com abordagem de negligencia e atropelo as normas da policia.