O secretário-geral da Frelimo, Chakil Aboobacar, encorajou as autoridades de Justiça a investigarem com rigor o concurso público no sector da Agricultura, Ambiente e Pescas, que terá beneficiado irregularmente o ministro da pasta.
Em conferência de imprensa realizada no Sábado 20 de Setembro, em Nampula, no fecho da sua primeira visita à província desde que assumiu o cargo, Aboobacar sublinhou que o partido no poder está interessado em conhecer os resultados das investigações, frisando que “quem errou deve ser responsabilizado”.
O caso, que envolve suspeitas de favorecimento no processo de adjudicação pública, já gerou debate público e críticas à transparência da gestão governamental. Ainda assim, o número dois da Frelimo pediu à sociedade que evite julgamentos precipitados, aguardando pela actuação das instituições competentes.
O alegado escândalo vem juntar-se a uma série de denúncias que, nos últimos anos, têm colocado em causa a credibilidade da administração pública, sobretudo em áreas ligadas à gestão de recursos naturais e fundos estatais.