O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) da Província de Maputo apresentou esta quarta-feira, na sua Direcção Distrital em Marracuene, um cidadão de 24 anos, detido por indícios de envolvimento no crime de homicídio precedido de violação sexual, ocorrido na localidade de Nhongonhane.
A vítima, uma jovem de 18 anos, foi dada como desaparecida na noite de 31 de agosto. O corpo foi localizado a 3 de Setembro, já sem vida, apresentando sinais de violência sexual.
Segundo a porta-voz do SERNIC na província de Maputo, Judith Nhanengue, a investigação revelou que a vítima foi morta após ter sido violada. O suspeito, que já tinha antecedentes por crimes de roubo e suspeitas de violação, foi neutralizado após ter sido encontrado a utilizar o telemóvel da jovem.
“No local do crime constatou-se a falta de alguns pertences, incluindo um telemóvel. Foi a partir desse dispositivo que conseguimos rastrear e deter o indiciado, que vivia próximo à área onde o corpo foi encontrado”, explicou Nhanengue.
Durante a apresentação pública, o detido alegou inocência e declarou que o telefone da vítima lhe teria sido entregue por amigos, que, segundo ele, estariam envolvidos no crime. No entanto, assumiu ter consciência de que esses indivíduos se dedicavam a roubos.
Apesar de o homem ser considerado o principal suspeito, o SERNIC afirmou que as diligências continuam no sentido de localizar e deter outros possíveis cúmplices.
“Este trabalho não termina aqui. Continuamos a envidar esforços para responsabilizar todos os envolvidos neste crime hediondo”, acrescentou a porta-voz.
O caso gerou forte comoção em Marracuene, onde moradores exigem justiça célere para a jovem assassinada.