A Alta-Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, visitou na terça-feira o Data Centre da Vodacom Moçambique, uma das infraestruturas tecnológicas mais avançadas do país, reafirmando o compromisso partilhado entre os dois países em acelerar a transformação digital e o investimento sustentável.
A visita teve como foco conhecer as soluções que sustentam o ecossistema digital moçambicano desde a conectividade que liga milhões de pessoas, até à infraestrutura que tem potencial para garantir a segurança dos dados moçambicanos de todas as áreas. Acompanhada pela empresa britânica Kenmare Resources os visitantes tiveram acesso ao data centre que se apresenta como uma resposta aos problemas de segurança de dados como nunca oferecida antes em Moçambique.
“O sector de digitalização do Reino Unido inclui uma cadeia competitiva de serviços a nível global, sustentada por um legado de inovação, políticas ágeis e liderança no desenvolvimento digital. A nossa aposta na inclusão digital integra uma agenda de crescimento internacional que apoia países na construção de economias modernas e resilientes. Estamos preparados para colaborar com Moçambique na sua trajectória rumo a um futuro onde a tecnologia seja motor de prosperidade para todos.” afirmou Helen Lewis, Alta Comissária Britânica em Maputo, durante a visita guiada às instalações.
A Alta-Comissária foi recebida pela equipa de liderança da Vodacom, que destacou o papel do Data Centre como espinha dorsal de uma economia cada vez mais conectada, segura e preparada para o futuro.
“Esta visita reflete o reconhecimento do papel da Vodacom como parceira estratégica no avanço da transformação digital em Moçambique. O nosso Data Centre e mais do que uma infraestrutura tecnológica, e a base de uma rede de confiança, segurança e inovação que sustenta os serviços digitais de milhões de moçambicanos. Continuamos comprometidos em investir em soluções que tornam o futuro digital mais acessível, sustentável e preparado para o crescimento. a”, referiu Simon Karikari, CEO da Vodacom Moçambique
O Data Centre da Vodacom é qualificado como Tier 3, o que quer dizer que é referência em segurança de dados, redundância energética e eficiência ambiental, incorporando padrões internacionais que o posicionam entre os mais modernos de África.
Com esta visita, o Reino Unido e a Vodacom reforçam o diálogo sobre inovação verde, parcerias tecnológicas e criação de competências locais — pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
A ocasião encerrou com uma mensagem de cooperação mútua e uma visão partilhada rumo a um Moçambique conectado, competitivo e digitalmente soberano, capaz de transformar tecnologia em progresso para todos.
A Vodacom Moçambique é líder em telecomunicações e tecnologia no país, comprometida em impulsionar a inclusão digital e financeira através de soluções inovadoras que conectam pessoas, negócios e comunidades. Através do M-Pesa, da expansão de redes e de investimentos em infraestrutura de dados, a empresa tem sido um catalisador do desenvolvimento socioeconómico e digital de Moçambique posicionando-se como um verdadeiro parceiro nacional de digitalização.
Sobre a oferta de Digitalização do Reino Unido
No contexto da Estratégia de Desenvolvimento Digital do Governo do Reino Unido 2024–2030, o Reino Unido acrescenta valor significativo através do seu ecossistema tecnológico, da sua experiência regulatória em telecomunicações e da sua competência na transformação digital governamental.
Empresas britânicas como a Vodacom exemplificam esta capacidade, com operações internacionais que contribuem para a inclusão digital, serviços financeiros móveis e soluções de governo eletrónico. O Reino Unido tem estado na vanguarda da digitalização em Moçambique, oferecendo soluções inovadoras para apoiar a inclusão financeira e sistemas mais eficientes e económicos em diversas áreas, incluindo alerta precoce para fenómenos meteorológicos severos, saúde, energia e proteção social.







