O Ministério das Comunicações e Transformação Digital concluiu uma missão de supervisão ao Programa “Um Computador por Estudante do Ensino Superior” (CEES), confirmando resultados positivos na promoção da inclusão digital em instituições de ensino superior das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.
Entre 13 e 21 de Novembro, a equipa técnica visitou várias universidades, entre elas a Universidade Lúrio, Universidade Católica, Universidade Rovuma, Instituto Superior de Ciências de Saúde da Zambézia, Universidade Licungo, Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Zambeze. A avaliação incidiu sobre o nível de utilização dos computadores distribuídos, o impacto no rendimento académico e a recolha de opiniões de estudantes e gestores.
Mahalana Chipanga, coordenador do CEES, afirmou que a monitoria permitiu “ter um diagnóstico mais claro sobre o papel dos computadores no processo de ensino e aprendizagem”. Segundo ele, os relatos recolhidos indicam que o acesso aos equipamentos tem estimulado maior autonomia, a adopção de métodos de estudo mais modernos e o fortalecimento das competências digitais.
Os dados preliminares apontam para um elevado grau de satisfação entre os beneficiários, que consideram os computadores fundamentais para a realização de pesquisas, trabalhos académicos e actividades ligadas à sua formação. A supervisão identificou também mudanças positivas nos hábitos de estudo, reforçando o impacto do CEES na redução das desigualdades tecnológicas no ensino superior.
Durante os encontros com a comunidade académica, foram apresentadas recomendações para aprimorar o programa, incluindo o uso exclusivo dos equipamentos para fins académicos, a comunicação imediata de avarias através dos canais institucionais e o reforço da divulgação do CEES, garantindo que mais estudantes compreendam os seus objectivos e critérios de acesso.
O CEES, implementado pelo Ministério das Comunicações e Transformação Digital através do projecto MOZSKILLS, distribuiu 1.318 computadores na fase inicial e prevê entregar mais 3.682 dispositivos, beneficiando um total de cinco mil estudantes das áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM).







