O Ministério da Saúde (MISAU) expulsou, este ano, 20 funcionários devido ao envolvimento em esquema de roubo de medicamentos no País. A informação foi avançada, este sábado (22), pelo ministro da Saúde, Ussene Isse, no balanço da sua visita de trabalho à província de Tete, centro de Moçambique.
Na ocasião, o governante, destacou que apesar da redução dos casos, o roubo e contrabando de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde é um dos grandes desafios que o sector enfrenta, apelando à denúncia.
“Este envolvimento comunitário que pedimos às comunidades para denunciar, é porque elas sabem quem tem medicamentos em casa e no mercado. Elas conhecem porque compram medicamentos e vão apanhar injecções nas casas”, afirmou o ministro, apelando ao reforço das inspecções farmacêuticas.
Mais adiante, Ussene Isse assegurou que o sector da Saúde decretou, para o efeito, tolerância zero a todos casos de envolvimento de funcionários no roubo e contrabando de medicamentos, destacando estarem em curso medidas para minimizar estas situações.







