Um grupo de desconhecidos voltou a vandalizar a linha férrea em dois pontos no distrito de Dondo, na província de Sofala, tendo provocado o descarrilamento de duas locomotivas de transporte carvão mineral naquele ponto.
A sabotagem teria acontecido entre a noite do último Sábado e madrugada deste Domingo, totalizando assim quatro casos de sabotagem da mesma linha em apenas 30 dias.
O primeiro descarrilamento ocorreu por volta das 23 horas deste sábado no quilómetro 1+500 na linha de Sena, envolvendo um Comboio carregado de carvão mineral, que fazia o sentido Moatize/Porto da Beira.
No local os malfeitores removeram os materiais de fixação dos carris e travessas, algo que levou a locomotiva ao descarrilamento na linha.
O segundo descarrilamento aconteceu por volta da meia-noite no quilómetro 21+200 da linha de Machipanda, com um outro comboio de transporte de mercadorias que fazia o sentido contrário. Aqui, para além de removerem os materiais de fixação e as travessas, os malfeitores viraram o carril, provocando o descarrilamento do comboio.
Para os Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), a sabotagem pode estar sendo feita por indivíduos com noção da funcionalidade da linha férrea, tendo em consideração que não levaram nada do local.
A reposição completa da linha para a circulação dos comboios partindo da cidade portuária da Beira, poderá ocorrer nas primeiras horas de Terça-feira, e os prejuízos rondam na casa dos 2 milhões de dólares americanos.







