A produção aquícola no distrito de Cahora Bassa, província de Tete, recebeu um novo impulso com o reforço da actividade de dois piscicultores da localidade de Chipalapala, que procederam ao povoamento de oito gaiolas no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE).
Cada gaiola, com capacidade de 64 metros cúbicos, foi abastecida com parte de um total de 20 mil alevinos introduzidos no sistema de produção em cativeiro. A previsão aponta para uma colheita aproximada de nove toneladas de peixe dentro de seis meses.
A iniciativa conta com financiamento do Governo de Moçambique, através do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquacultura, IP (IDEPA), que investiu cerca de dois milhões de meticais na aquisição de gaiolas, ração e alevinos. O objectivo é reforçar a segurança alimentar e nutricional, aumentar a renda das famílias beneficiárias e dinamizar a economia das comunidades locais e vizinhas.
O PRODAPE é promovido pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementação a cargo do IDEPA.







