Comemora-se em todo o mundo a cada 13 de Fevereiro, o Dia Internacional do Preservativo, razão que levou a AIDS Healthcare Foundation (AHF – Moçambique), e o Conselho Provincial de Combate ao SIDA da Zambézia a realizarem na Cidade de Quelimane o 1º festival do Preservativo que visava difundir mensagens de consciencialização para o uso do preservativo pelos jovens sob o lema “SEMPRE NA MODA.” Tanto a marcha, como evento em si, decorrido no campo Chirangano, contaram com a participação de organizações tais como a ACRIAJUDA, AMODEFA, a AJOPEM, COALIZÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA, FGH, JOINT, N´WETI, ODEC, OLAKA, OTANALA, PASSOS +, REVIDA, e outros.
Para além deste evento ter promovido o uso do preservativo “deu para inicializar aos nossos activistas recém formados, conseguimos nos inserir como promotores de direitos humanos em várias instituições ali presentes, até mesmo no Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência da PRM; não só, apoiamos também na distribuição de preservativos. Em suma, foi um sucesso enorme para a nossa equipe” assim referiu um dos membros da JOINT presente no festival.
Dentre outras actividades (exposição de artigos alimentares, por exemplo) teve lugar em simultâneo uma feira de Saúde que deu a possibilidade dos participantes realizarem a testagem ao HIV através da clínica móvel pertencente a AHF Moçambique.
No local foi ainda realizado um concurso para aferir através de seis questões o conhecimento dos presentes diante da utilidade do preservativo, onde para além das premiações foram gratuitamente ofertados mais de 150.000 preservativos a vários grupos-alvos incluindo taxistas de bicicletas.
Vale destacar o discurso do acessor clínico provincial da AHF Moçambique, António Júnior, baseado em Mulevala e do vereador de Acção Social e Saúde, Renato Silva, onde este segundo interveio referindo que “celebrar esta data… num contexto que as doenças como o SIDA aumentam é uma boa notícia. Como edilidade desejamos boas vindas ao festival do preservativo é ocasião para todos nós um momento de festa, independentemente das nossas opções religiosas, partidárias”.
No entanto, o representante da AHF Moçambique naquele ponto, António Júnior deu antes da sua intervenção uma breve nota introdutória dizendo que “…anualmente o Dia Internacional do Preservativo é comemorado no dia 13 de Fevereiro, um dia antes do dia dos namorados. Este dia foi criado para lembrar que o uso de preservativo é um dos melhores métodos para se poder fazer sexo seguro e evitar gravidezes indesejadas.”
Feito isso, avançou lembrando que “o preservativo não é algo actual, as primeiras versões do preservativo foram utilizadas há muito tempo na Grécia Antiga, no Egipto e até pelos Zulus da África do Sul. Proteger-se durante uma relação sexual sempre foi uma preocupação para os seres humanos” disse António Júnior.
Importa mencionar a presença dos representantes das Direções e Serviços Provinciais de Saúde, bem como da Administração da Cidade de Quelimane, através da médica chefe.
Sendo que o evento ocorreu numa cidade que ainda valoriza a sua cultura, decorreu uma demostração da dança tradicional tufo, seguido do espetáculo musical com os músicos locais DJ Snoop, Famia, Mr. Maninho, San Nelo e Suraj, assim como uma peça teatral da Associação ACRIAJUDA, que explicava em língua local as consequências do não uso do preservativo pelos jovens.