O ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, assegurou hoje, 29 de Fevereiro que a situação de segurança na província de Cabo Delgado é estável, embora os últimos ataques mostrem exatamente um cenário totalmente contrário. As últimas ocorrências dos terroristas nos distritos de Quissanga, Ancuabe, Metuge e Chiúre lembram soldados sendo friamente decapitados, bem como ataques a várias aldeias o que obrigou que milhares de famílias se deslocassem fugindo para a província de Nampula e outras regiões.
Segundo Cristóvão Chume, que falava momentos após ter recebido uma delegação da União Europeia (UE), que se encontra de visita ao País. Na ocasião, o ministro, citado pelo jornal Domingo, destacou que “não há recrudescimento de acções terroristas, na medida em que nenhuma sede distrital está sob o controlo dos bandidos, sendo que tem havido incursões protagonizados por grupos de três a cinco elementos, que fazem disparos, incendeiam casas e criam pânico na população”.
Por sua vez, o chefe da missão Europeia, Delphine Prank reiterou o compromisso de a organização prosseguir com esforços de combate ao terrorismo no país, através da capacitação e formação das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
De referir que União Europeia tem uma missão que está a formar Fuzileiros Navais na Katembe, Cidade de Maputo e no quartel das Tropas Especiais, em Chimoio, província de Manica numa missão que foi lançada em Novembro de 2021 com uma duração prevista de dois anos.