O Primeiro-Ministro (PM), Adriano Maleiane, reiterou na manhã desta Quarta-feira, 13 de Março, na Assembleia da República, durante o informe do executivo que uma das prioridades do Governo é o desenvolvimento do capital humano nacional. Com efeito, Maleiane assegurou a aquisição e distribuição de mais de 36 mil carteiras escolares, que segundo disse já estão a beneficiar a cerca de 200 mil alunos do ensino primário e secundário do Sistema Nacional de Ensino (SNE).
Durante a sua intervenção, o PM detalhou que no âmbito da assistência social foram assistidas mais de 384 mil pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, através dos programas de protecção social básica.
“Garantimos a entrada em funcionamento de 268 novos empreendimentos turísticos em todo país; estabelecemos cerca de 523 mil ligações eléctricas domiciliárias através da Rede Eléctrica Nacional e de sistemas isolados, passando a taxa da população com acesso à energia eléctrica, em 2022, de 47.8 para 54% em 2023” referiu o governante.
No que diz respeito aos indicadores da economia nacional, Maleiane realçou que o Produto Interno Bruto registou no ano passado (2023) uma tendência de aceleração, tendo atingido uma taxa de crescimento de 5.01% confirmando assim as projecções do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) referente a 2023.
“A inflação média anual situou-se em 7.13%, abaixo da nossa projecção no PESOE-2023 que era de 11.5%, assim como da média registada na SADC, que foi de 9.3%, excluindo o Zimbabwe e na África subsahariana, que registou uma taxa de 16.2%”, acrescentou.
De referir que Adriano Maleiane falava na abertura da Sessão de Informações do Governo ao Parlamento.