O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, na Zambézia, Manuel de Araújo congratula a atitude do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao nomear Eduardo Namburete à embaixador de Moçambique na Argélia, porém refere que se trata de uma jogada política para enfraquecer a oposição e defender seus interesses pessoais.
“Quero congratular o Presidente Nyusi por estar a ser inclusivo e ter nomeado o senhor Eduardo Namburete para ser embaixador de Moçambique na Argélia. Não estou a dizer que isto não é um jogo político. É uma malandragem política para somar alguns pontos”, considerou o autarca.
Para si a nomeação de Eduardo Namburete não passa de uma estratégia política, mas apela que tal sirva para a defesa dos interesses nacionais, tanto que diz que “porque acredito de que os interesses nacionais estão acima dos interesses partidários, dou um voto positivo ao Presidente Nyusi e ao Eduardo Namburete por ter aceite. Mas não usem isso para ganhos políticos ou partidários”.
Filipe Nyusi nomeou, na semana passada, Eduardo Namburete, destacado membro sénior do partido Renamo, para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na Argélia.
De referir que é a segunda nomeação que o PR faz a um membro da oposição para a carreira diplomática. Em 2022, Raul Domingos, do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD) foi indicado para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da Santa Sé.