O Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), anunciou hoje 02 de Maio, a redução das tarifas outra aplicadas pelas redes de telefonia do país, que passarão a vigorar no sector das telecomunicações a partir do dia 4 de Maio de 2024. Conforme relatado durante a conferência de imprensa havida hoje, a missão do INCM na qualidade de Regulador do sector é garantir a disponibilidade de infraestruturas, serviços de qualidade bem um ambiente competitivo e preços acessíveis aos consumidores, visando assegurar a estabilidade e sustentabilidade do mercado.
Esta medida surge após a 19 de Fevereiro do presente ano a instituição ter estabelecido novas balizas tarifárias no sector das telecomunicações, daí que, em cumprimento desta medida regulatória, cada operador submeteu as suas tarifas para homologação.
Segundo o INCM, a intervenção do Regulador permitiu baixar de forma significativa o preço das comunicações telefónica em Moçambique.
Daí que nas três operadoras (Mcel, Vodacom e Movitel), o preço médio do serviço de voz nacional baixou de 6.00 MT/Min para 5.00 MT/Minuto; o preço médio do serviço de dados baixou de 2.30 MT/MB para 1,08 MT/MB; e, o preço médio do serviço de SMS nacional baixou 1,70 MT/SMS para 1,10 MT/SMS.
Estes benefícios serão ainda maiores para os consumidores que aderirem a diferentes pacotes fornecidos pelos operadores.
Em paralelo, o INCM adoptou novas medidas que concorrem para uma maior inclusão digital, promoção de conteúdo local e universalização do acesso aos conteúdos educacionais através do acesso a custo zero as plataformas de educação a nível nacional sendo acessíveis através do domínio “ac.mz”, bem como a redução em 90% do custo de acesso a conteúdos locais hospedados em Moçambique “mz” conforme refere o comunicado oficial da instituição.