Com a certeza de que os cidadãos angolanos têm de ser os donos do seu destino, desde o dia 17 de Julho, Angola tem uma nova formação político denominada CIDADANIA.
O lançamento do novo partido foi anunciado através de uma “Carta à Nação” publicada em seu site oficial, www.cidadania.ao, onde descreve que vários cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos constitucionais e cívicos decidiram, nos termos da Lei dos partidos políticos, Lei nº 22/10, de 3 de Dezembro, criar um novo partido político, sob a denominação de “ INICIATIVA DE CIDADANIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA ” – vulgo “CIDADANIA”, tendo para o efeito, ao longo da segunda metade do ano de 2023 e primeira metade do ano em curso, cumprido com zelo todos os procedimentos e formalidades de índole substancialmente administrativa impostos pela referida lei e ractificados pelo Tribunal Constitucional de Angola.
O CIDADANIA surge com o objectivo de responder aos desafios enfrentados pela sociedade angolana, caracterizados por um “descalabro económico, político-social e de risco”.
Em sua carta, o partido destaca a necessidade urgente de uma alternância no poder que esteja à altura das demandas e desafios do desenvolvimento moderno.
O partido defende, igualmente, uma abordagem renovada e inclusiva para enfrentar os problemas actuais e promover um futuro mais sustentável para Angola.
O Sr. Claúdio Brandão é o presidente do CIDADANIA e liderará o novo partido político na sua jornada para influenciar e transformar a política angolana.
A criação do CIDADANIA marca um momento significativo na dinâmica política do país, oferecendo aos cidadãos uma nova alternativa e prometendo trazer novas perspectivas para o debate nacional nos próximos pleitos eleitorais.