O Programa de Investimento do Abastecimento de Água Urbano, orçado em 1,8 mil milhões de dólares, já assegurou, desde o seu lançamento em 2022, cerca de 250 milhões de dólares americanos. Em termos de investimento já aplicado em sistema de abastecimento de água urbano, já foram aplicados perto de 1.200 milhões de dólares americanos, segundo o novo director-geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento da Água (FIPAG), Sérgio Cavadias.
“Neste momento, podemos dizer que, neste programa, já conseguimos assegurar perto de 250 milhões de dólares”, disse Cavadias, que falava momentos depois tomar posse como novo director-geral do FIPAG, numa cerimónia que teve lugar hoje, na cidade de Maputo.
Cavadias, que antes da sua nomeação era director da área de Projectos e Investimentos do FIPAG, acrescentou que uma outra cifra de perto de 300 milhões de dólares continuam em negociações com parceiros de cooperação.
No rol dos desafios impostos ao novo director-geral do FIPAG, destaca-se a aposta em soluções técnicas para o fornecimento de água que permitam uma maior sustentabilidade dos sistemas e na qualidade dos serviços prestados com vista a satisfação dos utentes.
Cavadias disse que, a par destes desafios, pretende, também, melhorar os rácios de facturação e de cobrança, como forma de assegurar a sustentabilidade das quatro sociedades descentralizadas do sector das águas.
“Estamos a implementar, neste momento, estudos de viabilidade e planos directores que vão trazer recomendações técnicas para podermos avançar com fontes alternativas e seguras para aquilo que vai ser a expansão dos serviços de abastecimento de agua”, explicou.
O amplo programa de investimento em sistemas de abastecimento de águas urbano é uma iniciativa que visa conferir evoluir o sector das águas nos indicadores de abastecimento de água, em conformidade com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preconizam, entre outros, o acesso universal a água até 2030.