Muitas estradas e ruas que ligam o centro da cidade de Chimoio aos bairros da urbe encontram-se numa situação de precariedade, caracterizadas por buracos, falta de pavimentação e asfaltagem. O cenário, que já desgastava os munícipes, levou a edilidade a iniciar com trabalhos de reabilitação das estradas danificadas, principalmente pelas últimas intempéries que afectaram a urbe.
O início da intervenção das vias de acesso através da colocação de asfalto arrancou no centro da cidade, da rua que liga a Praça dos Heróis ao Instituto de Ciências de Saúde, o correspondente a 1km de extensão.
Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Chimoio, João Ferreira, afirmou que chegou o momento de materializar os compromissos assumidos junto dos munícipes, através da reabilitação das vias de acesso degradadas pelas chuvas, com vista a melhorar a mobilidade de pessoas e bens na cidade.
“Estamos a iniciar a intervenção das vias de acesso e este é nosso compromisso, queremos melhorar as vias de acesso para uma melhor qualidade de vida dos munícipes da cidade de Chimoio, e vamos continuar a trabalhar cada vez mais”, disse João Ferreira, sem avançar o valor investido pelo município para as intervenções das rodovias.
Falando em representação da empresa adjudicada a obra, Kau Dzeykau garantiu que estão reunidas todas as condições técnicas e logísticas para a execução dos trabalhos, desde equipamentos a materiais de construção, assegurando que a empreitada será realizada com qualidade e dentro dos padrões exigidos, para passagem de qualquer veículo até 50 toneladas.
Por sua vez, os munícipes manifestaram satisfação pelo arranque das obras, considerando que a reabilitação das estradas representa uma resposta a uma das principais preocupações da população. Os residentes acreditam que, concluídos os trabalhos, haverá uma melhoria significativa na circulação rodoviária.
Entretanto, alguns operadores de transporte de passageiros lamentaram o facto do presidente se dedicar a intervencionar apenas as vias de acesso situadas no centro da cidade, deixando a deriva os bairros.
“Essa iniciativa é boa, as estradas estão boas aqui só na cidade, mas quando você vai lá nos bairro as ruas estão mal, João Ferreira deve também olhar para os bairros, porque Município não é só aqui nas avenidas, ele prometeu colocar alcatrão nas ruas do bairro e ouros colocar pavê, mas até agora as estradas estão assim mesmo”, disse um dos automobilistas que preferiu falar em anonimato.
Até aqui, não foi revelado o montante usado para o seguimento das obras que alimentam expectativas em torno do desenvolvimento da Cidade de Chimoio.



