O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou, na manhã desta quinta-feira (17), em Maputo, que vai realizar, brevemente, duas campanhas de vacinação ao nível nacional no âmbito da luta contra a pólio do tipo II em Moçambique. “A vacinação irá decorrer, em princípio, na primeira quinzena de Novembro do ano corrente e vai abranger todas as crianças menores de 10 anos de idade, em todos os distritos do país”, anunciou em conferência de imprensa o director nacional de Saúde Pública no MISAU, Quinhas Fernandes.
Fernandes explicou que a segunda ronda, que deve acontecer no intervalo de quatro semanas, em princípio, vai acontecer em Dezembro, estando neste momento, na fase de planificação da campanha e prometeu que, nos próximos dias, o MISAU irá partilhar informação sobre aspectos relacionados à campanha de vacinação.
A fonte sublinhou que apesar do sucesso das campanhas anteriores que levaram ao encerramento do surto do poliovírus salvagem do tipo I no mês de Maio do ano corrente o sector continua preocupado com as formas variantes, especificamente tipo II.
“Continua a preocupação com as formas variantes, particularmente, o tipo II, que é registado em algumas províncias do nosso país. Portanto, desde o ano de 2021, foram registados, de forma cumulativa, oito casos da variante do tipo II, sendo cinco em Nampula, dois casos em Manica e um em Cabo Delgado”, disse.
A fonte reiterou que “todas as vacinas que nós usamos, no país, no calendário vacinal ou em situação de emergência, são vacinas que são eficazes, que são seguras e que são aprovadas pela Organização Mundial da Saúde e são oferecidas no Serviço Nacional de Saúde.