O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, reuniu-se esta segunda-feira, 4 de agosto de 2025, com o Embaixador do Japão em Moçambique, Hamada Keiji, numa audiência realizada no Gabinete de Trabalho da Presidência. O encontro reforçou o compromisso mútuo de aprofundar as relações bilaterais e explorar novas oportunidades de cooperação, com foco no desenvolvimento económico e na gestão sustentável dos recursos naturais.
Durante a conversa, foram discutidos temas prioritários para a cooperação entre os dois países. Keiji salientou o interesse do Japão em continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique, especialmente em áreas estratégicas como os recursos naturais. “As nossas discussões incluíram as relações bilaterais entre os dois países, e também expressar a nossa intenção de continuarmos a cooperar com Moçambique, para que Moçambique seja desenvolvido e para ter progressos económicos”, afirmou.
O diplomata revelou ainda ter recebido uma resposta encorajadora do Presidente Chapo, que reafirmou o valor da relação entre os dois países. “A resposta do Presidente foi muito positiva, ele também reconheceu a importância das relações bilaterais que são excelentes e com impactos”.
Hamada destacou igualmente o papel geopolítico de Moçambique na estratégia japonesa para a região. “Eu acho que Moçambique é um dos países mais importantes para o Japão. Nós prestamos muita atenção e a importância para a região Índico-Pacífico”, afirmou.
Entre os sectores com maior potencial de cooperação, o Embaixador mencionou os recursos naturais, com especial atenção para o gás natural liquefeito, como prioridade nas futuras parcerias. “Queremos cooperar com Moçambique para desenvolver recursos naturais como o gás natural liquefeito”, disse.
A reunião integra os esforços do Governo moçambicano para consolidar alianças com parceiros estratégicos e atrair investimentos internacionais com vista à promoção de um crescimento económico mais sustentável e inclusivo.