“Migrações Internacionais e Transformações Sociais em Moçambique”, é o título do livro do académico moçambicano Zainadine Danane, Comissário Chefe da Migração e Director Geral do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), que foi apresentado hoje, Quinta-feira, dia 9 de Outubro no Anfiteatro do Hotel Gloria, na Cidade de Maputo. A obra tem o prefácio do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, e sai sob chancela da editora Fundza.
O prefaciador destaca que ”Migrações Internacionais e Transformações Sociais em Moçambique” oferece uma leitura densa, comprometida e actualizada sobre as dinâmicas migratórias que atravessam o espaço moçambicano.
“Com foco na cidade de Nampula, a obra transcende os limites das estatísticas e dos diagnósticos frios para dar lugar a uma análise profundamente humanizada que combina com rigor científico com a vivência institucional e sensibilidade de escuta”, refere, acrescentando que o livro representa um marco importante para a compreensão dos processos migratórios no contexto africano, com foco nas ”profundas mudanças sociais e culturais” que estão a moldar a realidade moçambicana.
Através de uma análise detalhada, a obra aborda como as migrações têm influenciado as relações familiares, as identidades culturais e o desenvolvimento económico do país, conclui.