O Governo reuniu-se nesta Terça-feira 26 de Março, com a Associação de Profissionais da Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM), com o objectivo de encontrar soluções urgentes e viáveis para o cumprimento do acordo na mesa de negociações nos meses de Junho e Agosto de 2023.
O encontro surge na sequência do anúncio feito pela agremiação que pretende retomar à greve a partir de amanhã Quinta-feira, devido ao incumprimento dos acordos assinados no ano passado com o Governo.
Segundo a APSUSM, nas conversações foram abordados o reenquadramento do regime geral e pagamento de horas extras; mudanças de carreira; redução dos descontos ao funcionário estudante a tempo inteiro e parcial, porém, passados meses essas inquietações foram totalmente ignoradas pelo executivo.
Por sua vez, o presidente da APSUM, Anselmo Muchave, disse que o mais recente diálogo decorria de forma satisfatória e há possibilidade de se suspender a greve. “Os resultados das conversações são frutíferos e poderemos suspender a greve depois da reunião de hoje (ontem)”, referiu Muchave.
A paralisação das actividades laborais dos técnicos de saúde, bem como as negociações com o Governo acontecem desde o ano passado. Entretanto, a decisão de se voltar à greve surge do facto de não se estar a registar avanços no diálogo.