Arrancou nesta segunda-feira (14), na cidade de Maputo, a XIV Sessão Ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), evento que junta representantes dos parlamentos dos Estados-membros da organização.
A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que, na ocasião, deu as boas-vindas às delegações parlamentares, tendo manifestado o desejo de que os resultados da presente sessão contribuam para o fortalecimento da democracia, da cidadania e do papel dos parlamentos no seio da CPLP.
Chapo destacou a importância da concertação política e do reforço da cooperação interparlamentar como pilares fundamentais para a consolidação dos ideais de paz, estabilidade e desenvolvimento partilhado entre os povos que compõem a comunidade lusófona.
No segundo dia de trabalhos, Moçambique assumirá a presidência da Assembleia Parlamentar da CPLP para o biénio 2025-2027, representado pela Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, sucedendo a actual presidência rotativa no quadro da organização.
Sob o lema “Pela Paz e Cidadania na CPLP”, a XIV Sessão pretende reforçar o papel dos parlamentos como promotores de uma cidadania activa, inclusiva e comprometida com a cultura da paz, num contexto de crescentes desafios geopolíticos e sociais nos países-membros.
A Assembleia Parlamentar da CPLP constitui um fórum de diálogo político e legislativo entre os parlamentos nacionais, com vista à harmonização de políticas e partilha de boas práticas legislativas, contribuindo, assim, para a aproximação entre os povos da lusofonia.