O Ministério da Saúde (MISAU) informou que, nas últimas quatro semanas, o país tem observado um crescimento no número de casos de infecções respiratórias agudas, conhecidas como síndromes gripais. Apesar do aumento, a maioria dos casos é leve e não há evidências de agravamento da doença.
De acordo com o MISAU, a maior parte das infecções recentes é causada pelo vírus da Influenza, dentro do padrão esperado para esta época do ano. Em Moçambique, essas doenças respiratórias circulam ao longo de todo o ano, com maior incidência entre Dezembro e Abril, atingindo pico em março, e de Junho a Setembro, com pico em Agosto.
O Ministério reforça a importância de medidas de prevenção para proteger a população, incluindo cuidados com a higiene pessoal e colectiva, etiqueta respiratória, lavagem frequente das mãos e uso de máscara em caso de sintomas respiratórios.
O MISAU continuará a acompanhar a situação através do Sistema de Vigilância Laboratorial e Genómica da Síndrome Gripal, mantendo a população atualizada sobre quaisquer alterações na evolução da doença.







